Brasil tem quase 12 milhões de analfabetos, segundo o IBGE

 O Brasil tem quase 12 milhões de analfabetos. E metade da população com 25 anos ou mais só estudou até o ensino fundamental. A pesquisa divulgada nesta quinta (21) pelo IBGErevelou o desafio imenso de atrair de volta pra escola quem abandonou os estudos.
De terno e gravata, ele devora o Código Civil. Lápis, borracha, caderno, ela desvenda os mistérios da matemática. O advogado recém-formado. A estudante da 6ª série. Por motivos diferentes, a história desses dois brasileiros fala muito sobre a nossa educação.
Uma história com poucos altos e muitos baixos. Principalmente baixa escolaridade: 51% dos brasileiros com 25 anos ou mais só estudaram até o Ensino Fundamental. Entre os mais jovens, outro número impressiona: quase 25 milhões estão longe dos estudos. Principal motivo: a necessidade de trabalhar.
Órfã de pai e mãe, família pobre, Dona Eliana concluiu a 3ª série e depois parou. Aos 14 anos, abandonou o colégio e foi trabalhar numa fábrica de plásticos. "Não dava condições de você trabalhar de 7h até 19h e depois ir para o colégio", diz Eliana da Silva.
Nesse Brasil de pouca escola, a regra só confirma a exceção: apenas 15% dos brasileiros com mais de 25 anos têm ensino superior completo. O Raner se formou em economia na década de 80. Estudante da rede pública, família de classe média. Ao longo da vida conseguiu emprego estável, carreira sólida. Mas nunca conseguiu esquecer uma grande paixão: o Direito. "Uma paixão que começou no tribunal do júri, quando eu fui jurado, me apaixonei por tudo aquilo que eu vi e falei 'um dia eu vou fazer Direito'", lembra Raner Jogemias.
Depois de aposentado, decidiu fazer a outra faculdade. Dedicado, esforçado, queria aprender o máximo. Como todo bom estudante, arrumou um bom estágio e, de quebra, um bom chefe. Sabe quem? O filho!
Quatro filhos criados, neto já grandinho. Aos 59 anos, sem nada pra provar pra ninguém, um dia dona Eliana parou e pensou: "Por que não?" Entrou no supletivo. Já fez a 4ª, a 5ª a 6ª, e agora se prepara para debutar na 7ª série. "É uma sensação boa, mas a minha mente foi relembrando tudo que eu fiz na minha juventude", conta.
A taxa de analfabetismo no Brasil foi de 7,2% em 2016, mais que a meta estabelecida. A Região Nordeste tem o pior desempenho. Não dá pra fazer comparações com anos anteriores, porque o IBGE está usando uma nova metodologia.
Quase 12 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever. Coisa que a Eliana hoje faz muito bem. Principalmente nos grupos de conversa do telefone, onde ela gosta de colocar todos os "pingos nos is".
As diferenças são inegáveis. Mas em comum existe em ambos o esforço, a vontade de aprender mais e a fé no futuro. Por que não?
"Poxa, se eu não tivesse parado, onde eu estaria hoje? Estaria lá longe, né?", diz Eliana.
Fonte. G1.com









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.