'Salvamos a vida dos meninos e o resto foi embora na enchente', diz agricultora após chuva em PE


Após as chuvas registradas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco, os moradores das cidades atingidas começaram a retirar toda a lama de dentro das casas e recuperar o que restou. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o número de pessoas afetadas pelas enchentes subiu para 44.801, sendo 42.145 desalojados, que deixaram as residências, e 2.656 desabrigados, que perderam as casas.
Residente em Catende, na Mata Sul, a agricultora Márcia de Lima lamenta: "O que deu pra gente carregar, a gente carregou. Graças a Deus, salvamos a vida dos meninos, e o resto foi embora na enchente". No município, a água quase cobriu os ônibus que estavam estacionados em um posto de combustíveis.
Os moradores de Barra de Guabiraba, no Agreste, também estão sofrendo com os estragos que foram causados. "A realidade é devastadora. Só Deus que nos dá força de superar", disse a professora Marcilene dos Santos. No município, um parte quintal da casa do agricultor Amaro José Tetuliano cedeu. "Agora ficou difícil. Esperamos alguma ajuda", afirmou.
As chuvas também ocasionaram duas mortes em Lagoa dos Gatos, e duas pessoas estão desaparecidas em Caruaru. Na cidade, no Agreste, uma criança morreu ao cair em um açude. De acordo com o governo, há 16 sistemas de abastamento de água paralisados, atingindo 2,2 milhões de pernambucanos.
Na segunda-feira (29), o governador do estado, Paulo Câmara, incluiu Caruaru na lista de municípios em estado de calamidade, que agora contabilizam 15. Segundo a prefeita Raquel Lyra, mais de 200 ruas foram danificadas na cidade, 30 muros de escolas correm o risco de desabar, unidades de saúde foram atingidas, 13 casas desabaram, e a Casa de Saúde Bom Jesus e a prefeitura foram parcialmente interditadas por causa das chuvas.

Em Garanhuns, uma cratera com cerca de seis metros de profundidade abriu e ocupou um trecho de 15 metros de uma rua do bairro Cohab II. De acordo com os moradores da localidade, o buraco aumentou após as chuvas. Já em Belém de Maria, o nível do rio Panelas subiu durante a madrugada do domingo (28).
Em São Benedito do Sul, de acordo com a prefeitura, 289 pessoas estão desabrigadas e 1.036 precisaram ir para casas de parentes. Cerca de 40 pessoas se abrigaram em uma casa paroquial.
Volume da barragem do Prata sobe
A barragem do Prata chegou a 50% da capacidade total após chuvas serem registradas no Agreste. A informação foi divulgada pela assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta segunda-feira (29).
Antes das chuvas, o reservatório localizado em Bonito estava com 12,73% do volume, o que é considerada uma situação de colapso.

Entenda as fortes chuvas no Nordeste
No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.
Fonte. G1caruaru









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.