Pacientes com HIV denunciam falta de remédios em Pernambuco

Estado estaria atrasando distribuição de medicamentos há cerca de 1 ano.
Secretaria de Saúde diz que todos os remédios estão disponíveis.

Do G1 PE
Pacientes que têm aids denunciaram, em reportagem exibida pelo NETV 2ª Edição desta terça-feira (19), que estão sem receber remédios distribuídos pelo Governo de Pernambuco, que vem atrasando a entrega há quase um ano. Quem tem o vírus HIV precisa fazer um tratamento ininterrupto, para que as boas condições de vida sejam mantidas. No Estado, até fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde identificou 21.385 pessoas com a doença.
Os remédios de controle do HIV são distribuídos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no hospital onde o paciente faz tratamento. De acordo com informações da organização não-governamental Gestos, que trabalha na defesa dos direitos das pessoas com HIV, sete remédios estão em falta no estado: lopinavir, ritonavir, tipranavir, tenofovir, lamivudina, efavirenz e abacavir .
Roberto Brito é um dos pacientes que está sentindo dificuldade em manter o tratamento há pelos menos duas semanas, por conta da falta de um medicamento. “Faz duas semanas que estou peregrinando, dia após dia, e não tem o remédio. A reposta é que não está disponível e eu continuo a buscar. Não só eu, mas outras pessoas também. E isso afeta diretamente o tratamento”, contou.
Entre os anos de 1980 e 2013, 9.090 mortes por complicações da aids foram registradas, em Pernambuco, de acordo com o Ministério da Saúde. “Pernambuco é primeiro lugar em óbitos com causa HIV no Nordeste. E grande parte dos óbitos acontece por conta da falta de adesão, de pessoas que não conseguem fazer tratamento. E essa falta frequente faz com que o organismo dessas pessoas deixe de ficar resistente, levando até o óbito. Mas a gente não está falando de óbitos, mas da vida e saúde de pessoas, que é o que importa”, contou Karina Guérios, advogada da Gestos.
Por três vezes, só neste ano, a situação foi relatada ao Ministério Público de Pernambuco. De acordo com os pacientes atingidos, a irregularidade no fornecimento dos remédios tem sido frequente de um ano pra cá. É uma angústia a mais para quem luta pela própria saúde, todos os dias. “É um atentado à própria vida. Existem casos em que as pessoas fazem até um boletim de ocorrência, dizendo que o próprio Estado está atentando contra a vida. Não estamos brincando com prazos, mas com a vida das pessoas”, destacou Jerônimo Duarte, representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP) em Pernambuco.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que todos os medicamentos antirretrovirais são adquiridos pelo Ministério da Saúde e que Pernambuco recebe 20 tipos de remédios diferentes. De acordo com a Secretaria, atualmente, todos os antirretrovirais estão com estoque no estado e todas as unidades de saúde estão abastecidas. Caso seja constatada a falta de algum medicamento, o paciente deve encaminhar queixa à Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 0800.286.2828. A ligação é gratuita.
fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/pacientes-com-hiv-denunciam-falta-de-remedios-em-pernambuc.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.