Governo determina início do desligamento do sinal analógico de TV

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/governo-determina-inicio-do-desligamento-do-sinal-analogico-de-tv.html

Sinal analógico começa a ser desligado pouco a pouco no país. Primeira grande cidade brasileira que vai ter só o sinal digital é Brasília.

Começou nesta quinta-feira (21), em São Paulo, a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico de televisão. É aquele que não vai deixar saudade nenhuma, com chuviscos e ruídos nas imagens.
Em maio de 2015, as tevês da maior cidade brasileira e da região metropolitana vão passar a receber só o sinal digital - que tem muito mais qualidade técnica.
Era em preto e branco. Às vezes, chiava. Mas agora, quanta diferença! O sinal digital transformou o que a gente vê pela TV. A qualidade de imagem e de som é muito superior à do sinal analógico.
Mas tem gente que ainda precisa ficar arrumando a antena para poder enxergar melhor a programação. A Dona Vera e a Graziela fazem isso.
Graziela: Está bom?
Vera: Não, vai pra direita, mais um pouquinho.
Pois é. Nos dias de hoje, essa tevê continua recebendo o sinal analógico, mas não vai ser por muito tempo.
“É não vai. E aí, o que nós vamos fazer?”, diz a professora Vera Lúcia Monteiro.
Começa prestando atenção à telinha, Dona Vera. Nela, a partir desta quinta-feira (21), em São Paulo, vai ter orientação para quem ainda assiste à tevê com sinal analógico.
Por determinação do governo, o sinal analógico começa a ser desligado pouco a pouco no país. A primeira grande cidade brasileira que vai ter só o sinal digital é Brasília, em abril do ano que vem. Para São Paulo, a data é 15 de maio de 2016.
Mas o sinal analógico só será totalmente desligado se 93% das moradias estiverem com sinal digital.
“A expectativa é que no Brasil inteiro até o final de 2018 o sinal seja 100% digital e todas as pessoas que têm e acessam o serviço de TV aberta possam acessar um serviço 100% digital”, afirma Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel.
Se você tem e quer continuar com a TV de tubo, ou tem uma TV dessas finas, mas que não é digital, precisa comprar um conversor digital, um aparelhinho conectado a uma antena externa UHF. Se você já tem uma TV Digital com conversor integrado basta conectar a uma antena UHF externa. Aquela antena antiga, VHF, não funciona. Também dá para usar aquelas antenas pequenas, de dentro de casa. Mas depende da região onde você está.
Nas lojas, o preço do conversor varia. Em uma delas, o mais barato sai por R$ 120. E a procura aumentou.
“Antigamente eram duas, quatro, 15. Agora é de 60 a 50 conversores diariamente”, conta o vendedor Gilson dos Santos.
Para o Rodrigo faltava a antena UHF externa. Ele pagou R$ 39 e já vai instalar.
“Não deve ser difícil colocar lá na haste, conectar o cabo. Acho que é uma tarefa simples. Eu acho”, diz o enxadrista Rodrigo Dinegri.
Mesmo sem precisar, porque podia usar o conversor e a antena, a Dona Vera decidiu aposentar a velha amiga TV de tubo.
“Eu posso abraça-la? Tchau, minha querida”, brinca Vera.
Ela sabe que o que vem por aí vai deixar tudo muito, muito mais bacana.
“O boa noite vai ficar bem sonoro. O Bonner falando boa noite direitinho. Legal”, diz Vera Lúcia Monteiro, professora.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/governo-determina-inicio-do-desligamento-do-sinal-analogico-de-tv.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.