Pesqueira recebe Festival Pernambuco Nação Cultural 2013



zeca_baleiro_paranabiacaba (Foto: Divulgação)Zeca Baleiro é uma das atrações do Festiva Nação
Cultural em Pesqueira (Foto: Divulgação)
A 13ª Festa da Renascença vai contar com shows dos cantores Alceu Valença e Zeca Baleiro, que se apresentam na sexta (16) e no sábado (17), respectivamente. A cena autoral contemporânea também é destaque do Palco Nação Cultural, que vai levar pela primeira vez ao município a fusão de ritmos da recifense Mamelungos e o repertório poético e intimista do cantor catarinense Wado.
Cultura Indígena
A cidade de Pesqueira vai abrigar durante o festival o Encontro das Culturas Tradicionais, com a presença de grupos e manifestações de diversas comunidades da região. Entre elas, o Teatro da Aldeia Cana Brava, o Membi Xukuru e o coco do Chã dos Negros e Raízes do Ororubá. O encontro acontecerá na Aldeia Cimbres, na sexta-feira (16) a partir das 18h.
Palco Lado B
O novo polo do FPNC em Pesqueira vai apresentar ao público do festival artistas e bandas independentes da região. Da quinta-feira (15) ao sábado (17), a partir das 18h, a Praça da Rosa vai receber o jazz contemporâneo da Olhos de Medusa; o punk rock da Diphusa; o brega rock da Los Carraras; o tradicional samba de coco do grupo Cancão Piô; entre outras atrações locais.
Artes Cênicas em praça pública
Toda a programação cênica do FPNC em Pesqueira vai ocupar a Praça da Rosa, no centro da cidade, a partir da quarta-feira (14). Espetáculos de teatro para infância e juventude, circo e também uma mostra coreográfica serão apresentados por grupos de Recife, Pesqueira e Limoeiro, às 16h30. O destaque é para a montagem “As Roupas do Rei”, do Centro de Criação Galpão das Artes, que acontece no sábado. Com quase 15 anos de atuação, a companhia acumula participações em importantes festivais de todo o país e do exterior.
Cinema em acampamento e aldeias indígenas
Com a Mostra Especial de Curtas Metragens do 6º Festival de Cinema de Triunfo, a sétima arte também vai chegar à Aldeia Pão de Açúcar (território Xucuru), ao Acampamento Jardim (MST) e ao loteamento São Francisco (bairro do Prado). As exibições gratuitas acontecem de 15 a 17, sempre às 19h. Em parceria com a Ororubá Filmes, que produz e faz circular obras audiovisuais de realizadores de comunidades tradicionais. O FPNC também vai promover sessões itinerantes de cinema nas aldeias Pé de Serra dos Nogueiras, Cana Brava e Aldeia Cimbres.
Cortejo de Cultura Popular
Caiporas, cangaceiros, bonecos gigantes e pernas de pau vão tomar as ruas da cidade no sábado (17). O cortejo de cultura popular que sairá do Convento dos Franciscanos em direção ao bairro do Prado, a partir das 16h, vai contar ainda com as participações do centenário bloco Cambinda Velha de Pesqueira e da Escola de Samba Ororubá.
Formação Cultural
Nove oficinas gratuitas, além de roda de diálogo, workshop e papo criativo estão na programação. Elaborada com o objetivo de estimular talentos e apresentar novas técnicas que fomentem a confecção de rendas, por exemplo, a grade de formação cultural dialoga com a realidade e as demandas de artesãos e produtores locais. Elaboração de Projetos, Modelagem, Confecção de Pífano, Cineclube como ferramenta pedagógica e outros cursos gratuitos estão com inscrições abertas. Interessados devem procurar a Secretaria de Turismo de Pesqueira. O evento é gratuito. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.