Em Pernambuco, médicos e dentistas não aderem à paralisação nacional

15:15:42

Nordeste // Ceará

Médicos fazem protesto contra operadoras de saúde mas não paralisam atividades no Ceará

Publicado em 25.04.2013, às 14h5

Leonardo Heffer Do NE10/Ceará
A manifestação nacional dos médicos, no Ceará, foi feita nesta quinta-feira (25), por meio de uma coletiva das entidades médicas, para apresentar a situação da classe diante aos honorários pagos pelas operadoras de saúde.

De acordo com a presidente da Associação Médica Cearense, Dra. Sidneuma Ventura, no Ceará, o honorário pago pelas operadoras é abaxo do definido pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). "A operadora deveria pagar ao médico, por uma consulta, cerca de R$ 80, mas na nossa realidade, tem médico recebendo cerca de R$ 66", afirma.

Além dos valores repassados, as entidades mencionaram que operadoras estariam interferindo em pareceres e altas médicas, chegando a alegar doenças existentes antes do contrato entre operadora e conveniado, segundo eles para redução de custos e aumento nos lucros.

No Ceará, segundo números apresentados pela Comissão Estadual de Honorários Médicos, 13% da população é conveniada a planos de saúde, e em Fortaleza, essa porcentagem chega a 34% da poplação.

De acordo com Dra Sidneuma, há uma mesa de negociação entre a Associação e as operadoras, mas que há possbilidade da classe acionar o Ministério Público caso não haja avanço nas negciações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sábado e inauguração da loja do frango favorito em caruaru.